Quadrangular no Brasil

O Fundador

Harold Edwin WilliansHarold Edwin Williams nasceu no dia 27 de novembro de 1913, em Hollywood, Califórnia, EUA. Faleceu em Los Angeles, no mesmo Estado, no dia 11 de Setembro de 2002. Harold deixou a esposa, Mary Elizabeth Williams, os filhos John Robert, Paul James e Diane Elizabeth e os netos.

Harold e sua família freqüentavam o Angelus Temple, onde aceitou o Senhor e foi batizado nas águas por Aimée Semple McPherson. Neste mesmo templo, conheceu Mary Elizabeth e, em 1939, casou-se com ela.

O verdadeiro chamado de Harold para dedicar a vida em serviço do Senhor veio por meio de uma campanha voltada para jovens, na igreja de Long Beach. Naquele dia, ajoelhado ao lado do piano de cauda, ele entregou sua vida ao ministério de Jesus. Formou-se, então, no Life Bible College em 1942 e assumiu seu primeiro pastorado naquele mesmo ano, na cidade de Arkansas, igreja de Little Rock.

O trabalho de missão no exterior veio no ano de 1945, quando Harold foi nomeado pelo gabinete de missões e enviado à Bolívia. No ano seguinte, foi, enfim, enviado ao Brasil. Chegando aqui, morou na cidade de Poços de Caldas, enquanto aprendia o idioma e ensinava inglês. Viajou para a cidade de São João da Boa Vista em 1950, quando fundou a Igreja do Evangelho Quadrangular com seu templo próprio no ano seguinte, a qual era originalmente denominada Evangélica do Brasil.

A Primeira Obra Quadrangular no Brasil

No ano de 1951, o Pr. Harold Willians voltou para o Estado de São Paulo e fundou a primeira obra Quadrangular na cidade de São João da Boa Vista, fazendo campanhas evangelísticas com um seu amigo, o Pr. Raymond Boatright. Até 1952, o movimento limitava-se a esta cidade paulistana, sem alcançar grande expressão. Porém um templo foi construido pelo Pr. Willians naquela cidade, onde em 1953 houve um grandioso reavivamento em meio às campanhas evangelísticas do Pr. Haroldo e do Conferencista Pr. Boatright. Daí nasceu a Cruzada Nacional de Evangelização.

Assim é que foi fundada em 15 de novembro de 1951 a Igreja Evangélica do Brasil de doutrina Quadrangular, como ramo autônomo da “International Church of the Foursquare Gospel”, cuja sede fica em Los Angeles no Estado da Califórnia, E.U.A.

Mas a obra, por aquele tempo, não alcançava grande expressão. Parecia estagnada, apesar das campanhas de cura divina, nas quais Deus operava coisas extraordinárias pelas mãos do Rev. Willians. Ele sabia que estava no centro da vontade de Deus e desejava realizar uma grande obra que repercutisse em todo o Estado de São Paulo e se expandisse por todo o Brasil. Mas como fazê-la?

Com esta santa inquietação de espírito é que o Rev. Harold Willians decidiu fazer um jejum de 40 dias, a fim de buscar direção divina. Neste período de jejum e oração, ele teve como que um arrebatamento espiritual e uma visão de campanhas evangelísticas para grandes multidões por meio de tendas de lona.

Reanimado com esta visão, projetou um plano de evangelização para o Brasil, através de 24 tendas de lona, sendo que metade delas seria doa da pela I.E.Q. dos Estados Unidos, e a outra metade pelos brasileiros.

Apresentou este plano ao diretor de Missões da Quadrangular americana e recebeu ajuda do presidente internacional da I.E.Q. para armar a primeira tenda no Brasil.

Assim o Pr. Willians armou a primeira tenda no Cambuci em São Paulo, nos primeiros dias de março daquele ano de 1953, tendo como convidado o Pr. Raymond Boatright. Foi uma explosão de milagres e maravilhas que deu início a um grande reavivamento no Brasil, repercutindo por toda a nação logo em seguida. Os jornais da capital paulista noticiaram por várias semanas os acontecimentos daquela tenda diferente.

O povo passava e parava, pensando que era um circo, mas todos ficavam surpresos ao olhar para a placa do “circo”para saber qual seria a programação e ao invés de anunciar um espetáculo circense, a placa exibia os seguintes dizeres: CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO. E abaixo destes dizeres lia-se o anúncio do conferencista Raymond Boatrigt. Nesta primeira tenda cabia três mil pessoas. Milhares foram salvos e curados.

O Salvador

“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; e pelas Suas pisaduras, fomos sarados.”

Isaías 53:5 (Tito 2:14; Isaías 55:7; 1:18; Hebreus 7:25).

O Batizador com o Espírito Santo

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias…Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Atos 1:5,8 (João 14:16,17; Atos 2:4; 8:17; 10:44-46; 1 Cor 3:16).

O Médico dos médicos

“… Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.”

Mateus 8:17 (Marcos 16:17,18; Mateus 9:5,6; Atos 4:29,30).

O Rei que há de vir

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro… Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

1 Tessalonicenses 4:16,17 (Tito 2:12,13; Mateus 24:36-44, Hebreus 9:28; Lucas 19:13; 12:35-37).

A consolidação e crescimento

 

4haroldnatenda1954De 1952 a 1954 Harold liderou, junto ao missionário Raymond Boatright, um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já tinha visto, denominado Cruzada Nacional de Evangelização, que teve início na cidade de São Paulo. Harold viera à capital paulista a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci. Pouco tempo depois, implantaram uma tenda aberta de lona no mesmo bairro. A partir de então, a idéia da tenda tornou-se uma característica peculiar da IEQ no país. Então, Harold passou pelos bairros da Água Branca e Santa Cecília, sendo este último o local onde foi construído o templo em São Paulo. Ele passou, então, a viajar pelo Estado com a mesma tenda, chamada de “tenda número um”, dando ênfase à cura divina e difundindo o lema “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”. Enquanto isso, no salão da Santa Cecília, as senhoras da igreja começaram a aprender confeccionar tendas com a ajuda de um irmão que tinha experiência com tendas circenses. Daí por diante, as tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como o bairro da Casa Verde, as cidades de Americana, Limeira, Vitória (ES), Curitiba (PR) e vários outros lugares. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se transformava numa nova igreja.

tenda01Na década de 60, já sob a liderança de George Russell Faulkner, estabeleceu-se a meta de levar a mensagem Quadrangular a cada capital de Estado, sendo futuramente levada aos demais municípios. Por onde as tendas passavam, constituíam uma nova comunidade. Assim, as décadas de 70 e 80 foram marcadas pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos.

Em 1997, a IEQ no Brasil contava com 5.530 templos e obras novas, os quais se dividem em 2.026 templos, 1.778 salões e 1.726 tabernáculos de madeira, além das 4 mil congregações e pontos de pregação que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais. Ao todo, já havia no ministério Quadrangular nacional 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados. Vale ressaltar que, do total de 15.023 membros atuantes no ministério, 5.951 eram mulheres. 38 mil diáconos e diaconisas trabalhavam nas igrejas, que já comportavam um total de, aproximadamente, 1,6 milhão de membros.

A Igreja do Evangelho Quadrangular Internacional, hoje, está presente em 146 países pelo mundo. Desde 1944 o sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular, com igrejas em todos os continentes. Só no Brasil, a IEQ já conta com 9 missionários espalhados por sete países.


Quadrangular no Mundo

A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada pela canadense Aimée Semple McPherson, em 1° de janeiro de 1923, em Los Angeles, Califórnia, com a inauguração da sede internacional Angelus Temple. Nos primeiros meses, sete mil pessoas se converteram a Jesus.

Saiba Mais

Quadrangular no Paraná

A história de nossa Igreja no Paraná, teve em uma noite muito fria, dia 28 de maio de 1955 (Sábado) aconteceu a inauguração da primeira tenda de lona para evangelização no Estado do Paraná. Foi um terreno emprestado por trinta dias, situado à Rua Brigadeiro Franco, esquina com Alameda Princesa Izabel na cidade de Curitiba.

Saiba Mais

Ministério Pr. Irineu Rodrigues

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas hendrerit pellentesque erat, eget tempus nunc venenatis vel. Cras feugiat imperdiet rutrum. Nulla condimentum, risus quis eleifend maximus, sapien mi blandit eros, eget molestie quam dui porttitor risus.

Saiba Mais